“Somos o orientação preferencial do País no outono”
3 min readO Mercadinho de Outono é só oriente fim-de-semana, entre sexta-feira, 1 e domingo, 3, mas em Manteigas, o Festival Faias já arrancou com atividades que querem enaltecer a formosura procedente daquele brenha. Ações que, segundo o presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano, irão “respeitar a natureza” depois de, no último ano, a massificação deste papeleta ter sido colocada em culpa pelos vereadores da oposição no executivo, com preocupações em relação ao impacto de ter centenas de pessoas naquele lugar da Serra.
“Vai respeitar os interesses da Serra, das Faias, de Manteigas, do ICNF. E isso é o mais importante. Estamos muto convictos que vai ser um grande evento. Somos o orientação preferencial do País para as férias de outono” garante o autarca serrano, que lembra que, nas diversas caminhadas que estão previstas estão inscritas mais de 500 pessoas, com impacto na economia lugar. “Já se nota nos restaurantes, nos hotéis. É muito importante para nós e para quem paga salários” afirma Flávio Massano.
O “Faias- Ode ao Outono” arrancou no pretérito sábado, com um programa que inclui caminhadas, retrato, ciência, gastronomia, música, teatro, voga ou artesanato. As caminhadas, temáticas, vão-se manter durante todo o mês de novembro.
Recorde-se que em setembro, Flávio Massano garantiu que a autonomia estava a preparar um conjunto de medidas que evitassem atropelos à natureza ou pressão turística, nomeadamente o ordenamento do estacionamento, a emprego de uma cancela que impeça os automobilistas de entrar no próprio brenha, e novidade sinalização para caminheiros. Flávio Massano afirmava que o que se queria era que as pessoas “valorizem o lugar, o respeitem e preservem, e que cá possam dormir, almoçar e deixar cá quantia, na economia lugar”, lembrando que estas cinco a seis semanas são, muitas vezes, “um balão de oxigénio para os nossos empresários da restauração e alojamento”. “Nós não as queremos pressionar (as Faias), e por isso, a divulgação de outros locais será feita. Quem nos dera ter outros locais com tanta visitação” desejava.
Dentro deste festival, amanhã, sexta-feira, 1, decorre o Mercadinho de Outono, no pavilhão municipal, que tem porquê finalidade “festejar a formosura assombrosa do outono na Serra da Estrela” e “declarar Manteigas porquê uma vila onde é bom passear, aprender, trabalhar e viver”. Haverá, entre outras atividades, um desfile de voga, concursos, cozinha ao vivo, um magusto e concertos, além das já referidas caminhadas.
Amanhã, às 14:30 decorre o passeio “Caminhar nas Faias”. Mais tarde, por volta das 19, dá-se a sinceridade solene, que conta com o “Músico Sensations” de Luís Serra. Às 21:00 acontece um desfile de voga e às 22 começa a programação músico com Jorge Guerreiro.
No sábado, 2, dá-se a sinceridade do Mercadinho de Outono às 11 horas. Mais tarde, às 15:30, actua o “Dj Sunset” com Pedro da Risco, junto à Capela de São Lourenço. Por volta das 22:00, Nuno Ribeiro sobe ao palco para animar a segunda noite do torneio.
A manhã de domingo, 3, começa às oito da manhã com “Trilhos D’Outono”, um passeio de BTT, seguido da “Expedição Fotográfica aos Cogumelos Silvestres de Manteigas”, às 9 horas. Às 17 é a vez de Hugo Sousa subir ao palco com o seu espetáculo de “stand-up comedy”. Por volta das 19 horas acontece o magusto e a prova de jeropiga. O Mercadinho de Outono encerra às 21 horas.
Manadeira: https://noticiasdacovilha.pt/somos-o-destino-preferencial-do-pais-no-outono/