Quantcast
Vítor Pereira pede que apoios à revitalização da Serra não vão para a “gaveta do esquecimento” - Mundo News
19 de Janeiro, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Vítor Pereira pede que apoios à revitalização da Serra não vão para a “gaveta do esquecimento”

2 min read
Autarca exige que se faça “justiça ao Interior” O conteúdo Vítor Pereira pede que apoios à revitalização da Serra não vão para a “gaveta do esquecimento” aparece...

O Projecto de Revitalização da Serra da Estrela (PRSE) não tem a dotação necessária inscrita no Orçamento do Estado (OE) para o próximo ano para ser concretizado, censurou o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, que na sua mediação no Dia da Cidade disse que não permitirá que esse documento seja metido numa gaveta do esquecimento.

No último domingo, 20, no Salão Sublime do município, o autarca sublinhou que a verba para o PRSE tem de ser corrigida na especialidade e que o Governo tem de ir além “das habituais juras de paixão ao Interno”.

“Uma vez mais, vemos uma dessas gavetas do esquecimento a ser ensejo e pronta a vigilar lá muito no fundo um projecto forçoso para ajudar estes territórios”, alertou Vítor Pereira, sobre o documento desenhado na sequência do incêndio de agosto de 2022 na Serra da Estrela.

O vereador mencionou um objecto recorrente ao longo dos anos, a Barragem das Cortes, e adiantou que o município pretende iniciar “brevemente” a elaboração do projeto, mas que os 1,5 milhões de euros no OE para o PRSE não chegam sequer para esse propósito, uma vez que o traçado e o estudo da albufeira estão estimados em 2,1 milhões de euros.

“De onde é que vamos receber tal verba? E os restantes projetos dos outros municípios que integram o Projecto de Revitalização? E os demais projetos do município da Covilhã inscritos no mesmo projecto?”, questionou Vítor Pereira.

O PRSE tinha uma dotação de 155 milhões de euros para fabricar dinâmicas de atração e fixação de população na região afetada pelos incêndios do verão de 2022.

O documento foi revalidado em Juízo de Ministros a 8 de fevereiro e abrange os 15 municípios da Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela, entidade responsável pela realização do projecto nos próximos quatro anos.

Manadeira: https://noticiasdacovilha.pt/vitor-pereira-pede-que-apoios-a-revitalizacao-da-serra-nao-vao-para-a-gaveta-do-esquecimento/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.