Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-to-buffer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wprss domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Oposição acredita que Tribunal de Contas chumbará empréstimo para estradas - Mundo News
19 de Abril, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Oposição acredita que Tribunal de Contas chumbará empréstimo para estradas

4 min read
Assembleia municipal aprova ratificação do empréstimo de 930 mil euros por maioria. PSD vota contra, por considerar haver erros processuais. Dias Rocha diz que não é...

É um processo que “está poluído” e que o Tribunal de Contas mandará “para trás”. É esta a opinião do líder da bancada do PSD na câmara municipal, António Cardoso Marques, sobre o empréstimo que a autonomia vai contrair, no valor de 930 milénio euros, para requalificar algumas vias no concelho.

Na última quinta-feira, 27, a câmara aprovou por maioria (votos favoráveis do PS e deputada da CDU, voto contra da bancada do PSD), a ratificação do relatório pós audiência-prévia para contração do empréstimo, mas os deputados social-democratas, esclarecendo que não são nem contra a operação financeira, nem contra o panelinha das estradas, votaram contra por discordarem do processo, em si. Segundo António Cardoso Marques, “nenhuma das propostas” da secretária “cumpre o caderno de encargos”, aconselhando a que o procedimento seja repetido. “São questões que o Tribunal de Contas vai colocar. Ainda estão a tempo de recuar neste procedimento e lançar um novo” aconselhou, opção que não foi atendida pelo presidente do executivo, António Dias Rocha. “Esta foi a opção que fizemos. E está feita. Em relação às propostas que temos, o Tribunal de Contas nos dirá se estão muito. Não vou é atrasar de novo o processo” garantiu o presidente da autonomia. O autarca afirma que o concurso já está a discurso e a prioridade é prosseguir “rapidamente com a obra”.

Pelo PSD, Acácio Dias criticou o despesismo camarário. Disse que levante tipo de empreitada deveria ser feito com receitas próprias, e não com mais um empréstimo. Porém, acusou a gestão camarária de gastar verba em coisas supérfluas, “que em zero beneficiam o concelho” que tem uma rede viária “num estado lastimoso”. “É mais um financiamento bancário que castra os executivos futuros. Esta não é uma boa gestão dos dinheiros municipais” acusa o deputado “laranja”.  Do mesmo partido, José Carlos Bonifácio alertou para o material a utilizar na empreitada, pois garante que, se não for o adequado, tendo em conta o fluxo rodoviário existente, ao término de 20 anos, profundeza em que o empréstimo estará pago, as estradas estarão de novo em más condições.

Já António Cardoso Marques mostrou-se preocupado com mais endividamento no município, mas ironizou com as próximas autárquicas: “é importante o PS ter alguma coisa para inaugurar antes das eleições, mas o povo perceberá que é muito poucochinho”.

Luís António Almeida, deputado do PS, frisa que “não é verosímil alcatroar todas as estradas, porquê os munícipes gostariam” e acusou o PSD de incoerência, ao passar o procuração a reclamar com as más vias municipais, e agora votar contra esta ratificação. “Estas obras são aquelas que têm frequentemente reclamado. Se se faz, é porque se faz. Se se não faz, é porque se não faz” ironiza.

António Dias Rocha recordou que na última câmara esta tinha ratificado, por maioria, a contração do empréstimo, acusando os “laranjas” de aproveitarem levante momento para “mais um show-off, malabarismo”. “Eu nem vou ser candidato a zero” recorda o autarca, que não se pode recandidatar à Câmara por limitação de mandatos. “Consta-se que há para aí 7 ou 8 candidatos. Ou seja, por fim, continuamos a ser uma câmara atrativa” salienta.

Recorde-se que o empréstimo a médio/longo prazo, de 930 milénio euros, é para ser pago em 20 anos e visa dispor pelo menos três estradas, sendo que a prioridade, segundo António Dias Rocha, é a via que liga a Pátrio 18, a partir do Ginjal, até à Ponte de São Sebastião, em Caria. Além dessa, a teoria é requalificar também o ramal entre o intercepção da Estação e a freguesia das Inguias, e o aproximação ao Colmeal da Torre.

Durante a reunião, mais uma vez foi criticada pela oposição a mediação feita em Malpique. Dias Rocha reconheceu que a obra não correu muito e que o tarefeiro será responsabilizado, e que terá que proceder à correção de anomalias, deixando-a em condições.

Margarida Paiva, do PSD, também apelou ao panelinha da estrada das Pereiras, requalificada há tapume de dois anos, mas que com as chuvas abateu. O vice-presidente da autonomia, Paulo Borralhinho, garantiu que quando o tarefeiro que irá requalificar a estrada da rua dos bombeiros e rua do Pinheiral do Carrola debutar estas obras, também a das Pereiras será beneficiada.

O teor Oposição acredita que Tribunal de Contas chumbará empréstimo para estradas aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.

Manancial: https://noticiasdacovilha.pt/oposicao-acredita-que-tribunal-de-contas-chumbara-emprestimo-para-estradas/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.